Hoje venho trazendo uma comparação entre duas dolls: a Icy (esquerda) e a Blythe TBL (direita). Para quem não sabe, a Icy é um "clone" de blythe, feito pela Arker. Já sobre as TBL, tem uma certa "polêmica": dizem que são feitas com peças que não passaram no controle de qualidade da Takara (fabricante japonesa de blythe), já há quem afirme que são feitas com peças extraviadas, pegas informalmente, "roubadas" da Takara. Enfim, voltemos ao assunto!
Corpo: diferenças
As medidas são as mesmas, tanto na altura, largura, etc. O que vai mudar é o tipo do plástico utilizado: pode-se observar que o da Icy é mais brilhante e, ao toque, o da Icy também parece mais "suave" ao toque.
o plástico dos braços também é mais maleável que o das TBL.
Outro detalhe vem dos bracinhos: os bracinhos da Icy são mais fechadinhos, mais próximos ao corpo e o ângulo de abertura deles é bem diferente dos da TBL, na foto acima dá pra perceber do que estou falando.
Outra diferença entre elas é na cor: na Icy, a cor da parte de cima do torso tende a ser levemente mais escura que da parte de baixo.
Na TBL, também é possível notar uma certa diferença de cor também, no entanto, a diferença parece bem mais suave.
O torso de ambas é praticamente idêntico: são compostos de duas peças e permitem que você gire as pernas (como na foto acima), entretanto, noto que na TBL, o corpo é um pouco mais "resistente" a essa rotação, enquanto na Icy não. A foto de cima ilustra o torso da Icy, perceba como a perna e as costas são bem brilhantes. Abaixo, você pode ver o torso da TBL.
Na minha, o movimento chegou só até aqui.
Acima, vocês podem ver as costas da Icy, que são completamente lisas, não tendo nenhuma indicação do fabricante, como a da maioria das bonecas. Elas também são bem mais brilhantes que os da TBL. Abaixo, você confere a da TBL.
Tcharam! A TBL possui algumas "inscrições". Lembram do que eu falei sobre as TBL serem feitas com peças da TAKARA? ta ai.
Braços:
A foto acima demonstra um dos movimentos que dá para fazer com o bracinho da Icy. O problema é que ele não fica nessa posição, volta ao normal assim que você solta. Se quiser que a Icy mantenha a posição do braço, você precisa ficar segurando ou achar algo que apoie.
Também é possível movimentar os bracinhos dela para dentro, dessa forma, mas também é necessário algo para apoiar. Isto é legal em fotos sentada, especialmente de pernas cruzadas, pois é possível usar as pernas para segurar o bracinho. Ah, claro, nem a Icy, nem a TBL consigam dobrar o braço na altura do cotovelo.
Observe: Este é o braço da TBL. Dá para perceber como o plástico dela é mais rígido, por isso se move apenas para cima e para baixo, não sendo possível nenhum dos outros "movimentos" da Icy. Em comparação, as mãozinhas da TBL são mais detalhadas e bem feitas que as da Icy.
Pernas:
Acima, você pode ver as pernas da Icy. Tanto a Icy quanto a TBL podem dobrar os joelhos, no entanto, é bem mais difícil de dobrar os joelhinhos da icy. Eles também dobram bem menos que os da TBL. Abaixo, vocês conferem as perninhas da TBL.
Como disse acima, as pernas da TBL dobram bem mais, e, como dá pra observar, também ficam com essa "dobrinha" na parte de trás do joelho.
Uma comparação entre as duas: dá pra perceber que na sola do pé da icy tem uma falha no plástico, o que não tem na TBL. Também dá pra perceber como a da TBL realmente dobra mais. Ah: uma curiosidade, as pernas de Icy são mais maleáveis que as da TBL, e é mais fácil fazê-las ficar de pernas cruzadas.
Ainda sobre as dobras das pernas, a da TBL pode ficar nessa posição estranha, como se estivesse inclinando a perna para frente (quase como numa posição de que a perna estivesse deslocada?), já a da Icy não. Os pés são bem parecidos também, tirando sobre a falha na sola dos pés da Icy, eu diria que são idênticos. Os sapatos que servem em uma, servem na outra.
Outro detalhe: minha icy veio com uma pequena falha no plástico na parte interna da perna esquerda. A TBL não tem nenhuma falha.
Rosto
A icy que aparece nas fotos passou por um processo de custom para tirar o brilho e ganhou uma leve maquiagem também, mas originalmente, o rosto dela era assim:
Essa era a Becky antes da custom. O rostinho dela era bem brilhante, assim como o da TBL. Mas uma comparação que dá para fazer entre elas e que é muito importante aqui é quanto ao formato do rosto, dos olhos, do nariz e da boca. Sei que a primeira vista, pode parecer não haver diferença nenhuma, mas com o tempo e com olhos atentos, dá pra começar a perceber. Eu mesma não percebia quase nenhuma diferença comparando fotos da minha Icy com a de TBLs, só percebi realmente as diferenças entre elas, quando comprei a minha e gastei um tempo olhando uma e outra e vendo as fotos que eu fazia. Então, estão prontos? Vamos lá!
Elementos do rosto
Vamos começar pelos olhos, que dizem que são o "espelho da alma", haha,a foto abaixo ilustra bem a comparação entre as duas dolls:
o da Icy é o da esquerda (de novo, haha), percebam como ele é mais achatado e parece mais "oval" que o da TBL, fora isso, ele também parece levemente irregular. O olho da TBl é bem mais redondo. Ah, para quem tem curiosidade, o mecanismo de olho das Icy é igual ao da tbl, eles mudam de cor e direção conforme você puxa o pull ring. Originalmente, as Icy também tem um olhar um pouco voltado para baixo, embora bem menos que os da tbl e outras blythes. Na foto, a olho da Icy passou por um processo chamado gaze correction, que visa deixa-las olhando para cima. Outro detalhe é que as icy possuem como se fossem "pálpebras" mais acentuadas, o que quase não dá pra notar na tbl.
O próximo elemento é o nariz (desculpem pela foto meio ruim, mas não consegui tirar nenhuma melhor x-x) o nariz da TBL parece um pouco mais arrebitado que o da Icy, também um pouco mais "pontudinho" e "para cima". Já o da Icy é mais "abaixadinho" e possui os dois buraquinhos um pouco mais pronunciados. Outra diferença é que o nariz da Icy é pouquíssima coisa mais largo que o da TBL.
Agora vamos para os lábios. Acima, vocês podem ver a comparação entre os dois. Esse é o lábio da Becky (Icy) antes da custom, eles parecem levemente abertos em comparação com o da TBL, também são bem menores e, na minha opinião, são mais delicados que os da TBL também, dando a elas um jeito mais de "menina". Enquanto os lábios da TBL são mais carnudos e bem demarcados no rosto (embora o batom também ajude a dar essa impressão).
Rosto
Como tinha dito antes, há uma certa diferença no formato do rosto das meninas, a ruiva é uma blythe tbl (só reafirmando) e a de cabelo preto, é a uma icy kikyou. Enfim, sobre o formato do rosto, considero a icy com o rosto mais redondo e é levemente assimétrico, em comparação com o da TBL, que é um pouco mais "queixudinho" e possui também uma covinha no queixo (a ruiva possui, mas só é perceptível mesmo no tato, então não coloquei).
Algumas Notas:
- Cabelo: ambas usam o mesmo sistema de Scalp (escalpo) e, particularmente, considero a fibra do cabelo de ambas muito boas, bem macias e suaves, também não são difíceis de manter e não precisa de muito cuidado. Tudo que precisam é dos cuidados básicos: pentear e fazer um boil wash/hidratação quando achar necessário.
- Cabeça: Essa nota é, particularmente, sobre as Icy. A cabeça delas abre como a de uma blythe RBL, o que assusta um pouco se for a primeira vez que você está fazendo isso. Na hora de fechar, se você for iniciante, também é um pouco chatinho, mas é só tomar cuidado que dá certo.
- Pullring: a única grande diferença vai ser no formato. O da minha icy veio com um pullring com o formato do nome Angela, enquanto o da TBL tem aquele formato normalzinho mesmo.
- Preço: icys são geralmente mais baratas que TBL. Não importa se você as compra no Brasil ou no exterior. Uma icy custa em torno de U$ 25,00 a U$ 50,00 já com o frete, enquanto o preço das TBL varia de U$ 50,00 a U$ 80,00, dependendo do vendedor, já com o frete incluso (ambas sem custom). No Brasil, uma Icy custa em torno de R$ 150,00 + frete a R$ 180,00 + frete, enquanto uma TBL é quase sempre R$ 250,00 + frete. A diferença é que as Icy vem com uma caixa própria e roupas, enquanto a TBL não possui caixa, e geralmente vem nua. Quem costuma colocar roupas (geralmente brindes) são os vendedores.
Conclusões
Pessoalmente, para mim não existe "melhor" nem "pior" quando se trata de Icys e TBL, o fato é: quem é a melhor ou a pior, a mais bonita ou mais feia vai depender do SEU gosto como colecionador/dono. As diferenças entre elas existem e muitas podem ser "corrigidas" por um customizador experiente (como o formato do nariz e lábios das TBL ou das Icy), os corpos podem ser trocados e isto também varia de acordo com o gosto de cada um: há quem prefira corpo de licca, há quem goste do pure neemo e por ai vai. O importante, antes de tudo, é comprar uma doll que você goste e que te faça feliz, te traga satisfação por tê-la. Se ela será uma Icy ou uma TBL, a decisão será sua.
Créditos:
Todas as fotos foram tiradas por mim e são das minhas dolls, plus, tudo o que escrevi foi baseado no que aprendi ao longo do meu trajeto como bonequeira, fotografando e comparando minhas dolls, plus, costurando para elas (dá pra aprender bastante sobre sua doll costurando para ela, haha). Se quiser utilizar qualquer parte desse tutorial, avise-me. Basta entrar em contato comigo através do Flickr.
Créditos:
Todas as fotos foram tiradas por mim e são das minhas dolls, plus, tudo o que escrevi foi baseado no que aprendi ao longo do meu trajeto como bonequeira, fotografando e comparando minhas dolls, plus, costurando para elas (dá pra aprender bastante sobre sua doll costurando para ela, haha). Se quiser utilizar qualquer parte desse tutorial, avise-me. Basta entrar em contato comigo através do Flickr.




Parabéns pelo post! Muito ilustrado e explicativo.
ResponderExcluirSou iniciante neste mundo bonequeiro e ainda não tenho uma bonequinha, estou pesquisando as Icy (por conta do preço mesmo rsrs) só não curto muito os cabelinhos delas q me parecem tão ralinhos.... pensei em comprar separado scalp de blythe e queria saber se serve em Icy, pelo q vi aqui, serve tranquilo, não é?
Bjs!
E obrigada pelas informações valiosas
Amei! Sou iniciante nesse mundo e adorei as explicações! Obrigada!
ResponderExcluirMuito esclarecedor, parabéns!
ResponderExcluirGostaria de saber as medidas dela em centímetros
ResponderExcluir